quinta-feira, março 16, 2006

 

Caso: Jumbo de Almada (I)


Segundo Jorge Nunes, responsável pelo controlo de gestão do Jumbo da Almada (comunicação pessoal, 15 de Março de 2006), actualmente, os gestores consideram ser essencial a criação da área logística em empresas que façam distinção entre áreas funcionais. Através dela, dizem, muitos problemas resultantes da fraca interligação entre algumas áreas funcionais podem ser resolvidas de uma forma mais consentânea com os objectivos da empresa, quer sejam de carácter interno ou externo.

O papel a desempenhar pela área logística torna-se cada vez mais pertinente, já que as actividades que lhe estão subjacentes são numerosas e encontram-se frequentemente desarticuladas. O reconhecimento da necessidade da criação da área funcional logística é o primeiro passo. Depois deste, todo o processo subsequente leva à criação, na prática, desta área. Os melhores resultados são obtidos quando é perceptível a integração das suas actividades de base, recorrendo para tal ao uso de sistemas de informação, onde, mais uma vez, esses sistemas se tornam cruciais. Através deste processo, a empresa fortalece as suas vantagens competitivas e enfrenta, com proveitos acrescidos, a concorrência do mercado em que opera.

Os sistemas de informação logística começaram a surgir há pouco, mas, por parte das entidades envolvidas, é frequentemente esquecida a necessária integração o que torna os processos lentos, erráticos e suscita, nos recursos humanos, alguma apreensão quanto à sua utilidade.

O processo de implementação e modernização dos sistemas de informação logística não é simples. Surgem sempre alguns problemas, tais como:

Comments:
Para uma abordagem da gestão por processos vs. gestão funcional ver, por exemplo:

NORONHA, João - Gestão por Processos: Mais que uma Técnica, uma Filosofia de Gestão. «Agora», Maputo, 12 Jul. 2001.

PME NEGÓCIOS - As quatro vagas da gestão de processos. pmelink.pt, 2006.

ASSUNÇÃO, Maria Aparecida; MENDES, Paule Jeanne Vieira - Mudança e gestão de processo em organização pública. São Domingos, V Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, 2000.

PRDU UNICAMP. Campinas, SP - Gestão por Processos.

QPR Software - Gestão de Processos.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?