domingo, março 19, 2006

 

Códigos de barras


Numa monografia, Yanina (s.d.) dá informação detalhada sobre códigos de barras. O documento inclui uma breve introdução sobre a estrutura, aplicação e vantagens dos códigos de barras. Segue-se a definição de código de barras e dos termos símbolo e simbologia a ele associados. Esta é uma ferramenta que serve para armazenar informação e dados que podem ser nele reunidos de forma rápida e com grande precisão.

Nas secções seguintes são descritas as vantagens e benefícios dos códigos de barras: impressão a custos baixos, percentagem reduzida de erros, rapidez na recuperação de dados, equipamentos de leitura e impressão flexíveis, fáceis de ligar e instalar; melhor controlo de entradas e saídas, introdução de novas categorias e precisão de informação.

São enunciadas as aplicações desta ferramenta e algumas actividades que exemplificam como um código de barras melhora a produtividade e rentabilidade de um negócio, quer se trate de fabricação, transporte, venda a retalho e muitas outras actividades.

É definida a simbologia no código de barras, sua importância e caracterizados os vários tipos existentes. Explica-se o porquê dos diferentes tipos de simbologia e os factores que lhes estão associados. As simbologias são de uma (1D) e duas dimensões (2D). Na simbologia de uma dimensão existem dois sistemas de codificação: o UPC (Universal Product Code) e o EAN (European Article Numbering). Dentro desta dimensão encontram-se o EAN 13 e 8, os códigos 39 e 128, intercalado 2 em 5, codabar e posnet. A simbologia da segunda dimensão é um complemento da simbologia da primeira dimensão e tem como exemplos os códigos PDF417 e MaxiCode.

Na secção sobre a leitura dos códigos de barra é explicado o procedimento e apresentados três sistemas de a realizar: entrada de dados pelo teclado, leitores portáteis com ou sem memória e leitores de radiofrequência. É explicada a necessidade de uma compatibilidade entre os leitores e os programas para computador, de modo que se possa ter acesso à informação contida no código de barras.

Existem diversos tipos de leitores, descritos na monografia quanto ao seu modo de uso e realçando as suas vantagens e desvantagens. Leitores tipo lápis, de ranhura ou slot, do tipo CCD e CCD de aproximação; de laser de aproximação e do tipo pistola, fixo e fixo omnidireccional, autónomos e de códigos de barras de 2D.

A última secção apresenta uma visão do futuro onde o código de barras poderá ter o seu papel diminuído pela generalização do uso dos sistemas electrónicos, dos quais são abordadas algumas vantagens e aplicações.

YANINA, Maria - Envases y Embalajes: Códigos de Barras. Consultado a 15 de Março de 2006.

Comments:
Ligações:

Asociación Española de Codificación Comercial (AECOC) - Codificación e Identificación. Barcelona. Consultado a 3 de Abril de 2006.

Wikipédia - Código de Barras. São Petesburgo, FL. Consultado a 27 de Abril de 2006.
 
Para os interessados recomendo um site, relativamente aos codigos de barras, que explica cuidadosamente muitos pormenores relativamente a esta materia

Ligações:

-Bello, Luis-

O Sistema EAN Portugal

Consultado a 26 de Abril de 2006
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?