sexta-feira, março 10, 2006

 

Cross-docking


A técnica de cross-docking pode ser definida como uma operação de preparação de encomendas que não envolve o armazenamento dos produtos. A Wal-Mart foi pioneira na aplicação e desenvolvimento deste método (Chopra e Meindl, 2004).

Os camiões, vindos directamente dos fornecedores, cada um deles trazendo um tipo diferente de produto, entregam-nos numa instalação apropriada. Os produtos de cada camião são divididos em lotes mais pequenos e carregados noutros camiões que os transportam para a loja a que se destinam. A carga deste camiões é constituída por diferentes tipos e quantidades dos diversos produtos (Figura 1).

Figura 1. Cross-docking
(carregar com o cursor na figura para ver em tamanho grande)
Fonte: Cross-Docking Distribution Center

Um artigo de Gue (2001) sobre cross-doking aborda os seguintes assuntos: funções do armazém; funções do armazém de custo mais elevado; definição de cross-doking; instalações de cross-doking; diferenças entre cross-doking e armazenagem tradicional; vantagens e desvantagem do cross-doking, identificando as operações que envolvem custos e podem ser eliminadas por recurso a esta técnica; definição e explicação dos cinco tipos de cross-doking; definição e explicação dos dois tipos de cross-doking, em termos de processamento de informação; vantagens e desvantagens do cross-doking em duas fases; quais os produtos a que melhor se aplica o cross-doking; dificuldades e requisitos da gestão do cross-doking; breves casos de estudo da Home Depot, Wal-Mart, Costco e FedEx Freight. Inclui, ainda, algumas referências bibliográficas.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter - Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation, 2.ª ed. Upper Saddle River, NJ, Pearson International Editions, 2004.

GUE, Kevin R. - Crossdocking: Just-In-Time for Distribution. Monterey, CA, Naval Postgraduate School, 2001. Consultado a 10 de Março de 2006.


Comments:
Ligações:

Asociación Española de Codificación Comercial (AECOC) - RAL Procesos de Cross Docking. Barcelona. Consultado a 23 de Abril de 2006.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?