sexta-feira, março 17, 2006

 

EDI (Electronic Data Interchange)


EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer e pode ser definida como o movimento electrónico de documentos standard de negócio entre ou dentro de empresas. A EDI utiliza um formato de dados estruturados de recolha automática que permite que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos (Wikipédia). Este método é seguro,visto a transmissão de dados ser feita por algoritmos de codificação ou por assinatura digital.

Este sistema está intimamente ligado com a troca de informações entre parceiros comerciais. Num hipermercado, é possível a logística usufruir da EDI, ligando a sua base de dados directamente à do fornecedor. Esta é uma forma de satisfazer as necessidades a nível dos stocks.

A EDI funciona sem interacção humana e de uma forma rápida, visto que está ligada ao sistema informático da cadeia, interligando e interagindo com as áreas do hipermercado, tais como as caixas registadoras, os produtos nas prateleiras e no armazém, entre outros. A informação é transmitida ao mesmo tempo que o processo é realizado.

As grandes vantagens da utilização da EDI, em cadeias de hipermercados, são:

a grande diminuição dos stocks nos armazéns. Como a compra de novo stock ao fornecedor é feita na altura da requisição, visto sair logo a nota de encomenda, o tempo de reabastecimento diminui significativamente, implicando uma diminuição dos stocks armazenados e dos próprios armazéns;

contribui para operações do tipo just in time no hipermercado. Toda a informação é transmitida ao mesmo tempo que o processo é realizado;

diminuição de erros no processamento dos documentos, visto que é tudo informatizado;

diminuição do lead-time, visto que o tempo que decorre desde o processamento de uma encomenda até à sua colocação na prateleira para venda diminui.

DIAS, João Carlos Quaresma - Logística Global e Macrologística. Lisboa, Edições Sílabo, 2005.

MENDES et al. - EDI: Electronic Data Interchange. Caparica, FCT/UNL. Consultado a 14 de Março de 2006.

WIKIPÉDIA - EDI. Consultado a 14 de Março de 2006.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?