sexta-feira, março 10, 2006

 

Identificação por Rádio Frequência (RFID)


A RFID (Radio Frequency Identification) utiliza etiquetas electrónicas ou de RFID que emitem um Código Electrónico do Produto (EPC, Eletronic Product Code)(Sudré, 2005). Esta tecnologia tem vindo a ser usada cada vez mais em diversos ramos, mas o que a torna realmente interessante é o facto de ser cada vez mais apontada como uma substituição do código de barras, permitindo um maior controlo logístico numa cadeia de hipermercados.

As vantagens das etiquetas electrónicas são, por exemplo: codificação em ambientes hostis; codificação de produtos em que o código de barras não é eficiente; colocação no interior do produto; colocação em superfícies posteriormente pintadas ou com outro tipo de acabamento; leitura sem contacto; leitura sem abertura da embalagem; baixo tempo de resposta; e captação da informação com a etiqueta em movimento (Brazão, 2005).

Entre as utilizações correntes desta tecnologia contam-se o controlo de segurança das saídas de estabelecimentos e nas «vias verdes». Para além da utilização pelas cadeias de hipermercados para identificar os produtos na recepção, as etiquetas electrónicas permitem, também: o controlo das existências em tempo real; a determinação e identificação dos pontos de perdas de mercadoria; e o controlo das paletes (Brazão, 2005).

Uma das grandes desvantagens das etiquetas electrónicas é o seu custo elevado em relação às de código de barras (Dâmaso, 2005 e Sudré, 2005). Há ainda o problema das faixas de frequência para leitura das etiquetas, estarem a ser definidas para cada região, o que é uma dificuldade no comércio internacional; não se detectar a passagem de mercadoria cuja informação não foi lida; o efeito da exposição humana às ondas de rádio(Brazão, 2005); e a utilização em produtos metálicos ou com componentes metálicos (Dâmaso, 2005).

Uma organização a nível mundial, a EPCGlobal está encarregada de gerir a implantação desta tecnologia (Brazão, 2005 e Dâmaso, 2005).

BRAZÃO, Anderson - Etiquetas Electrónicas. 2005. Consultado a 8 de Março de 2006.

DÂMASO, Luisa - Etiqueta Electrónica é Cara. 2005. Consultado a 8 de Março de 2006.

SUDRÉ, Gilberto - A Etiqueta Inteligente. 2005. Consultado a 8 de Março de 2006.

Comments:
Outro artigo sobre etiquetas electrónicas:

LINK - Dispositivo substitui código de barras no supermercado do futuro. Consultado a 21 de Março de 2006.
 
Blog:

CREATIVE WEBLOGGING - The RFID Weblog. Consultado a 23 de Abril de 2006.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?