segunda-feira, março 13, 2006

 

Logística e estratégia


A estratégia tem a ver com o conhecimento do onde, quando, porquê e quando; com o futuro que tanto pode ser amanhã, como dentro de alguns anos, a mais longo prazo. Envolve decisões vitais, de largo alcance, quando os horizontes temporais da decisão estão cada vez mais próximos, o tempo se configura como um bem precioso cada vez mais escasso e os espaços físicos também são cada vez mais acessíveis e transponíveis.

A logística é a fonte de vantagens competitivas no acesso e fidelização de clientes, através da prestação global de serviços qualificados e a baixo custo, influenciando decisivamente as estratégias das empresas.

Porque é que as empresas, nomeadamente as cadeias de hipermercados se preocupam tanto com a logística? Analisando os tópicos seguintes, podem-se encontrar algumas respostas.

Ao incorporar e utilizar conceitos de marketing, qualidade, finanças e planeamento, a logística tornou-se uma área multinacional, aumentando desta forma a eficiência e a eficácia da gestão. A logística é capaz de responder às necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, responder os desejos dos clientes.

Com o tempo, a logística passou a preocupar-se com um maior número de actividades, deixando de ser vista como actividade operacional para tornar-se estratégica. A logística deve ser considerada nas decisões importantes e receber a atenção dos gestores de topo da empresa.

Inicialmente, a logística era tratada de forma funcional. Agora passou a integrar as diversas funções internas da empresa funcionando como elo de ligação entre clientes e fornecedores.

A logística preocupa-se com a gestão dos fluxos. O fluxo dos materiais inicia-se no fornecedor e termina na entrega ao consumidor final. O fluxo das informações tem um sentido inverso ao anterior. Para sincronizar e racionalizar estes fluxos, a logística procura, simultaneamente, reduzir as existências e aumentar a disponibilidade dos produtos. Essa sinergia favorece, também, o fluxo financeiro da empresa.

NETO, Francisco Ferraes – A Logística como Estratégia para a Obtenção de Vantagem Competitiva. «FAE Business», Blumenau, SC, 1, Dez. 2001. Consultado a 13 de Março de 2006.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?