segunda-feira, março 06, 2006

 

Logística: várias perspectivas


Ramo dos conhecimentos e actividades militares, que tem como objectivo assegurar às forças armadas, em especial às que se encontram em campanha ou em combate, a satisfação das necessidades materiais, no tempo, no local, na quantidade e qualidade requeridas, de forma a desempenharem eficazmente a missão que lhes foi confiada.

CASTELEIRO, João Malaca, (org.) - Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Lisboa, Verbo, 2001.

Na perspectiva do cliente: entrega do produto certo, ao cliente certo, na quantidade certa, na condição certa, no local certo, no momento certo, ao custo certo.

Perspectiva da utilidade/valor: utilidade/valor fornecida em tempo e lugar aos materiais e produtos, satisfazendo os objectivos da organização.

Perspectiva das existências: gestão de materiais em movimento e de inactivos.

Na perspectiva da gestão funcional: determinação das necessidades de materiais, compras, transportes, gestão de existências, armazenagem, manuseamento de materiais, embalagem, análise da localização da instalação, distribuição, manuseamento dos materiais devolvidos, gestão da informação, serviço ao cliente e todas as outras actividades relacionadas com o apoio aos clientes internos e externos à organização.

MACHADO, Virgínia H. - Acetatos de Logística 2004/2005. Caparica, FCT/UNL, 2005.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?