sexta-feira, março 10, 2006

 

Logística vs Marketing


Apesar de distintas, as funções de marketing e logística têm em comum a preocupação com os clientes, cabendo ao marketing a gestão da procura, enquanto a logística é responsável pela entrega. Assim, o marketing gere a relação da empresa com o mercado onde actua, compatibilizando, desse modo, os objectivos da empresa com as necessidades dos clientes, o que exige a disponibilidade dos produtos nos pontos de venda, função que é assegurada pela logística.

A separação das funções de marketing e logística não deve ser interpretada como querendo dizer que operam independentemente. Ambas são essenciais para agregar valor para os clientes.

A articulação da logística com o marketing requer um entendimento nem sempre fácil. Para alguns responsáveis do marketing, o importante é vender, fechar contratos, sem se preocuparem como se cumpre depois. O reverso é que alguns responsáveis pela logística não ponderam devidamente importantes elementos do marketing, tais como o posicionamento ou a quota de mercado.

O desafio está, essencialmente, na mudança das organizações por funções (do tipo: «tu fazes isto, que eu faço aquilo»), para organizações geridas por processo, em que há responsabilidade conjunta pelos resultados gerados.

A logística e o marketing complementam-se para satisfazerem a procura. Quando os clientes se dirigem aos pontos de venda, é necessário que aí encontrem o bem ou serviço de que necessitam, nas condições adequadas.

Esta convergência da logística com o marketing é designada por logística comercial, correspondendo a uma simbiose entre o marketing e a logística, com um impacto sobre a força das vendas da empresa.

MOURA, Benjamim do Carmo – Logística: Conceitos e Tendências. Vila Nova de Famalicão, Centro Atlântico, 2006

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?