sábado, abril 01, 2006

 

Indicadores


A AECOC (2003) recomenda indicadores para o nível de serviço logístico num documento dividido em três secções: introdução, indicadores de eficiência e indicadores de serviço.

Na introdução são referidos os objectivos dos indicadores e que para cada indicador são identificados os seguintes itens: definição; fórmula geral; fórmulas alternativas, se as houver; quem pode medi-lo; frequência de medida; e razões para a análise dos resultados.

O indicador de eficiência tem como objectivo medir o nível de Aplicação da Ficha de Recomendações AECOC para a Logística (RAL), como base da eficiência entre clientes e fornecedores:

Aplicação da Ficha RAL (%) =
= (Facturação com a Ficha RAL / Total da Facturação) x 100,

com a facturação medida ao preço de venda.

Fórmulas alternativas,

avaliação realizada pelo cliente:

= (Número de Fornecedores com a Ficha RAL / Número Total de Fornecedores) x 100,

avaliação realizada pelo fornecedor:

= (Número de Clientes com a Ficha RAL / Número Total de Clientes) x 100.

Os indicadores de serviço recomendados são as Entregas a Tempo, Entregas Completas, Qualidade da Entrega / Recepção e Tempo de Descarga.

O indicador Entregas a Tempo mede o nível de cumprimento do compromisso da data e hora de entrega acordada entre o fornecedor e cliente, com uma margem de ± 15 minutos:

Entregas a Tempo (%) =
= (Número de Encomendas Entregues a Tempo / Número Total de Encomendas Entregues) x 100.

As Entregas Completas permitem conhecer o nível de cumprimento da entrega das quantidades encomendadas pelo cliente ao fornecedor:

Entregas Completas (%) (unidades de consumo) =
= (Número de Unidades Recebidas / Número Total de Unidades Encomendadas) x 100.

Entregas Completas (%) (linhas da encomenda) =
= (Número de Linhas da Encomenda Recebidas / Número Total de Linhas da Encomenda) x 100.

A Qualidade da Entrega / Recepção permite conhecer o nível de ocorrências no acto de entrega / recepção,

medida pelo cliente:

Encomendas com Ocorrências (%) =
= (Número de Linhas da Encomenda com Ocorrências / Número Total de Linhas da Encomenda) x 100,

medida pelo fornecedor:

Encomendas com Ocorrências (%) =
= (Número de Encomendas Devolvidas Total ou Parcialmente / Número Total de Encomendas) x 100.

O último indicador recomendado é o Tempo de Descarga, que tem por objectivo determinar o nível de cumprimento de um compromisso de duas horas ou menos. O tempo de descarga é o tempo que decorre desde a entrega da documentação à chegada, até à saída das instalações do cliente com a documentação já assinada. À chegada o tempo começa a partir da hora acordada, nos casos de chegadas anteriores à hora acordada.

Encomendas Descarregadas a Tempo (%) =
= (Número de Encomendas Descarregadas em duas horas ou menos / Número Total de Encomendas Entregues) x 100.

Todos os indicadores recomendados devem ser medidos com uma frequência mensal.

AECOC - Indicadores RAL de Nivel de Servicio, «Recomendaciones AECOC para la Logística (RAL)», Barcelona, 2003. Consultado a 25 de Março de 2006.

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