terça-feira, maio 09, 2006

 

Análise ABC (II)


É possível representar graficamente a repartição dos artigos estudados pelas classes numa curva ABC, marcando em ordenadas o valor acumulado dos consumos anuais e, em abcissas, o número acumulado de artigos consumidos. Cada um destes dados é expresso em percentagem do total (Morais e Oliveira, 2002).

A Figura 1 mostra, para cada artigo do exemplo, os respectivos consumos anuais por ordem decrescente e a Figura 2 mostra a correspondente curva ABC.

Figura 1. Custos anuais dos 22 artigos da Tabela 2 [Análise ABC (I)]


Os artigos da classe A, com um alto valor de procura ou consumo anual, dada a sua importância relativamente aos restantes, justificam atenção e tratamento adequados. Os artigos da classe B, com um valor de procura ou consumo anual intermédio, devem ser controlados de forma mais automatizada. Os artigos da classe C, com um valor de procura ou consumo anual baixo, devem possuir regras de decisão muito simples e automatizadas.

Figura 2. Curva ABC para os 22 artigos da Tabela 2 [Análise ABC (I)]


MORAIS, António Trigo; OLIVEIRA, Carlos Manuel – Logística. Porto, Associação Empresarial de Portugal (AEP), 2002. Consultado a 8 de Maio de 2006.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?