quarta-feira, maio 10, 2006

 

Indicadores de utilização de recursos: pessoas


Este trabalho baseia-se numa recolha sobre Medidas de Desempenho, feita por Virgílio A. P. Machado, enquanto Professor - Visitante, no Departamento de Engenharia Industrial da Texas A&M University, em College Station, no ano lectivo de 1992 / 93, do texto de White (1985).


Mão de obra de movimentação de materiais

= Pessoal destacado para tarefas de movimentação de materiais / Total de pessoal operativo

ou

= Movimentação de materiais indirecta anual, $ / Total da folha de pagamentos anual, $
[proporção]

Este indicador avalia a utilização de pessoal na movimentação de materiais e representa o número de pessoas destacadas para tarefas de movimentação de materiais em relação a toda a força laboral. Pode ser determinado com base no número de trabalhadores a tempo inteiro ou nos custos da folha de pagamentos. Normalmente, a movimentação de materiais indirecta inclui operadores de equipamento de movimentação de materiais a tempo inteiro (veículos, gruas e trabalho manual), actividades relacionadas (operários de cais, empregados do armazém e de limpeza) e actividades de apoio (manutenção, ferramentaria, registos de controlo de existências, controlo da produção e trânsito). Muitas das actividades de apoio não são dedicadas a tempo inteiro à movimentação de materiais. Se uma pessoa não desempenhar uma tarefa de movimentação de materiais a tempo inteiro, deve ser utilizada uma estimativa da percentagem do tempo gasto em movimentações, sendo a percentagem apropriada determinada por amostragem do trabalho.

Este indicador deve ser inferior a 1, um valor razoável deve ser inferior a 0,3 numa fábrica e um valor normal pode ser de 10%, enquanto que num armazém é de esperar um valor mais elevado. Algumas possibilidades de melhoria incluem a redução do número de movimentações necessárias.


Mão de obra directa de movimentação de materiais

= Tempo despendido em movimentação de material pela mão de obra directa, h / Tempo total de mão de obra directa, h

ou

= Mão de obra directa de movimentação de materiais, $ / Mão de obra directa total, $
[proporção]

também conhecido por

Perda de mão de obra directa em movimentações

Nem toda a movimentação de materiais é efectuada por mão de obra indirecta; daí a utilização deste indicador. Geralmente é desejável que tenha um valor baixo, já que «a mão de obra da produção é para se concentrar na produção». O tempo que a mão de obra directa gasta em movimentação de materiais é determinado por amostragem estratificada por departamento e talvez até por operário. Um valor normal pode ser de 14%. Algumas possibilidades de melhoria incluem levar os materiais ao operador em vez do operador ao material e dispor as máquinas de modo a que uma pessoa possa trabalhar com várias máquinas.

WHITE Jr., John A. - Management Guide to Productivity, in ROBESON, James F.; HOUSE, Robert G., eds., «The Distribution Handbook», Nova Iorque, The Free Press, 1985, p. 319 - 369.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?