segunda-feira, maio 15, 2006

 

Indicadores de utilização de recursos: equipamentos (I)


Utilização de equipamento

= Produção real / Capacidade teórica
= Itens movimentados por hora / Capacidade teórica
= Peso da carga movimentada por hora / Capacidade teórica
= Cargas movimentadas por hora / Capacidade teórica
= Produção real / Produção teórica
= Movimentação real por dia / Capacidade diária de movimentação

ou

= (Velocidade de movimentação, % do «padrão») (Peso movimentado, % do «padrão»)
[proporção]

também conhecido por

Resultado da utilização do equipamento
Utilização de equipamento de movimentação
Desempenho da movimentação

A maneira como este indicador é determinado varia de uma instalação para a outra. Portanto, só tem significado se for usado para fazer comparações relativas, durante um período de tempo, para uma dada operação. Para usar este indicador adequadamente, deve-se decidir o que significa capacidade teórica – ou utilização total – e manter essa definição. Por exemplo, pode-se considerar um equipamento totalmente utilizado só quando transporta uma carga completa. Por outro lado, pode-se achar que está a ser utilizado adequadamente quando vazio mas a dirigir-se para um posto de carga.

Idealmente, o indicador deve estar próximo de 1,0; contudo, avarias do equipamento, má calendarização, manutenção deficiente e a geografia do edifício podem reduzir o movimento de cargas.

No formato de produto, este indicador é determinado por amostragem do trabalho e decisão. O equipamento é observado; o observador avalia a velocidade do equipamento como uma percentagem da velocidade «padrão» para essa situação e o peso movimentado como uma percentagem do peso «padrão» que pode ser movimentado.

Algumas possibilidades de melhoria incluem a colocação de acopladores nas empilhadoras que permitam a utilização de várias acessórios, o despacho em tempo real de camiões no sentido de reduzir a quantidade de deslocações improdutivas e a grupagem de ordens de trabalho.


Percentagem de ocupação

= (Número de observações a trabalhar / Número total de observações) × 100
[percentagem]

Dependendo dos desejos da organização, a trabalhar pode ser definido como a movimentação de uma carga completa, movimentação de uma carga parcial ou completa, ou movimentação com carga ou vazio, ou a trabalhar pode até incluir a carregar / descarregar. Organizações diferentes usam definições diferentes de a trabalhar, por isso as comparações entre organizações devem ser feitas com cuidado. Se a percentagem de ocupação está acima de 75% para veículos e gruas, então é provavelmente muito elevada para estes equipamentos de «serviço aleatório»; é de considerar a utilização de equipamentos de percurso fixo tais como correias transportadoras ou veículos sem condutor.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?