domingo, maio 21, 2006

 

Indicadores de utilização de recursos: espaço


Utilização de espaço de armazenagem

= Espaço de armazenagem ocupado por materiais, m3 / Espaço total de armazenagem disponível, m3

ou

= Volume ocupado por materiais ao nível máximo normal de armazenamgem, m3
/ Espaço total de armazenagem disponível, m3

ou

= (Espaço total de armazenagem disponível, m3 - Espaço de armazenagem ocupado por materiais, m3) / Espaço total de armazenagem disponível, m3
[proporção]

também conhecido por

Espaço de armazenagem
Utilização do espaço de armazenagem
Eficiência da utilização do espaço de armazenagem
Eficiência da utilização do espaço
Utilização do volume de armazenagem

Este índice é uma excelente medida da utilização do volume dos espaços de armazenagem ou armazéns, tais como a recepção e expedição, onde, obviamente, esta medida vai ser aplicada mais frequentemente. É uma medida potencialmente boa da adequação da embalagem, paletização ou movimentação de materiais, tal como aplicada a sistemas de armazenamgem. Dá, também, uma indicação verdadeira da utilização global da área da instalação para armazenagem de material em curso de fabrico ou das ferramentas e equipamento necessário para modificar estes materiais. Reflecte, prontamente, um aumento ou diminuição do espaço de armazenagem. Deve ser medida o volume em vez da área para encorajar o uso da dimensão vertical.

Ter o cuidado de medir a situação real, em vez de trabalhar com desenhos. Ao recolher os dados, registar a percentagem de contentores e espaços das prateleiras que estão vazios. Dos que estão ocupados, anotar se estão a ser total ou parcialmente utilizados e estimar a percentagem de utilização que deve ser incluída nos cálculos.

Um valor perto de 1 (ou 0, na fórmula alternativa) indica a atribuição de espaço apropriado para as actividades de armazenagem. Se o indicador de armazenagem for muito elevado, contudo, vai haver dificuldades em aceder ao material. Algumas possibilidades de melhoria incluem a armazenagem aleatória, em vez de dedicada.


Percentagem de espaço para corredores

= (Volume ocupado pelos corredores, m3 / Volume total, m3) × 100
[percentagem]

também conhecido por

Espaço para corredores

O espaço está a tornar-se extremamente caro, tanto na produção como na armazenagem. Corredores e tipos de tráfego devem ser desenhados cuidadosamente de modo a usar, da forma mais produtiva, o volume disponível. Os cálculos devem, geralmente, ser feitos em m3 em vez de m2 para encorajar o uso da dimensão vertical. Os corredores podem ser cobertos com armazenagem por cima dos corredores de cruzamento. Este indicador dá uma indicação verdadeira da utilização global do volume de armazenagem par corredores. Um aumento ou diminuição no volume dos corredores reflecte-se, prontamente, num aumento ou diminuição do valor deste indicador. Deve ter um valor entre os 10 e 15%, embora as condições particulares de produção encontradas determinem se é desejável um valor alto ou baixo. Tenha-se, também, em mente que um valor demasiado baixo pode ser tão mau como um que é muito elevado. Se o valor é demasiado baixo, vai haver problemas de acesso aos materiais. Um número razoável de tráfego e corredores de acesso devem estar disponíveis para manter níveis desejáveis de movimentações e produtividade. Ter o cuidado de medir a situação real em vez de trabalhar com desenhos. Algumas possibilidades de melhoria incluem corredores estreitos (menos de 2,4 metros) e mezzanines sobre actividades de baixo pé-direito.


Espaço potencial para corredores

= [(Volume actual dos corredores, m3 – Volume óptimo teórico dos corredores, m3) / Volume actual dos corredores, m3] × 100
[percentagem]

Este índice dá uma indicação do volume usado em corredores que se pode poupar, para utilizar para outros fins, como percentagem do volume que está a ser usado, actualmente, em corredores.


Densidade de carga do chão

= [(Comprimento máximo da máquina, m + 0,6) × (Largura máxima da máquina, m + 0,6) + Área de trabalho do operador, m2] / [Área total da instalação, m2 – (Área total de corredores, m2 + Área total ocupada por materiais, m2)]
[proporção]

Este índice é uma indicação rigorosa da eficiência com que a área da instalação é utilizada. Aqui, máquina significa toda a maquinaria de produção, incluindo correias transportadoras assentes ou perto do chão, mas excluindo correias transportadoras elevadas que passam por cima e sem tocar noutra maquinaria. Deve-se salientar o facto de que as áreas ocupadas por máquinas, postos de trabalho e operadores podem ser totalmente independentes umas das outras; isto é, uma área de trabalho de produção pode consistir de máquinas ou postos de trabalho operados por trabalhadores, ou de máquinas a operar independentemente, ou de trabalhadores a operarem independentemente. O chão pode ser ocupado por armazenagem temporária ou controlada de materiais, ou por ferramentas e equipamento necessário para modificar estes materiais.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?