segunda-feira, maio 08, 2006

 

Projecto de AS /RS (IV)


4. Determinar o número de gruas e estantes necessárias no sistema

Os requisitos de utilização do sistema determinam quantas e que tipos de gruas de armazenamento e retirada de cargas do armazém são necessárias, em termos de gruas de ciclo simples ou duplo por hora.

Como já se viu (Tempo de ciclo da máquina de S/R) a operação de ciclo duplo significa que uma grua, começando no posto de levantamento, executa consecutivamente um comando de armazenagem e retirada de cargas do armazém. Uma grua pode realizar 22 ciclos duplos por hora, o que representa a entrada de 22 cargas e saída de 22 cargas por hora.

A operação de ciclo simples significa que uma grua, começando no posto de levantamento, executa um comando de armazenagem ou de retirada de carga do armazém e aguarda o comando seguinte nessa posição. Uma grua pode realizar 32 ciclos simples por hora, o que representa uma combinação qualquer de 32 cargas entradas ou retiradas do armazém por hora.

De uma maneira geral, deve-se planear para gruas de ciclo duplo para se ter o factor de eficiência mais elevado - duas cargas por ciclo.

Se a velocidade de entrada ou saída é crítica, deve-se, todavia, considerar a operação mais rápida dos ciclos simples. Por exemplo, o funcionamento das instalações podem determinar que alguns turnos sejam dedicados inteiramente à armazenagem ou à retirada de cargas do armazém. Isto pode ocorrer se se produz e armazena toda a produção num turno e depois se tem uma pequena equipa, no segundo turno, para retirar todo o produto para expedição.

Em quaisquer instalações em que diversos componentes têm que interagir para executar uma única função, surgem ineficiências que impedem um componente do sistema de operar a 100% da capacidade. Simulações realizadas em computador e a experiência indicam que o projecto de um AS/RS deve basear-se numa grua a trabalhar a 85% da capacidade teórica máxima.

Para determinar o número de gruas necessárias, usa-se uma das seguintes fórmulas:

A. Grua de ciclo duplo

utilização (do passo 3) / (22 [ciclos duplos / hora] × 0,85 ) = Número de gruas necessárias _____________

B. Grua de ciclo simples

utilização (do passo 3) / (32 [ciclos simples / hora] × 0,85 ) = Número de gruas necessárias ____________


Estantes no sistema

Uma grua pode servir para vários corredores ou ser dedicada a um dado corredor. Num sistema de uma grua por corredor, por exemplo, uma grua serve duas estantes. Portanto, para determinar o número de estantes no sistema, multiplica-se o número de gruas por dois.

Número de gruas × 2 = _______________ estantes.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?