sexta-feira, maio 26, 2006

 

Selecção sistemática de local para uma instalação (II)


2. Avaliar as medidas do factor crítico

Avaliando a medida do factor crítico para cada local, os locais que não satisfazem os requisitos mínimos relativos a cada um dos factores críticos, deixam de continuar a ser considerados. Para determinar a medida do factor crítico, o analísta determina o indicador de factor crítico (CFI) para cada factor crítico de cada local. Ao indicador é atribuído um valor de 1 ou 0, consoante o local satisfaz ou não o requisito mínimo relativo ao factor crítico. Depois dos indicadores de factores terem sido determinados, a medida do factor crítico de cada local é igual ao produto dos indicadores de factores críticos.

A Tabela 1 mostra os indicadores de factores críticos e as medidas do factor crítico correspondentes, para uma situação com cinco locais e quatro factores críticos.


Tabela 1. Factores críticos para o procedimento de selecção sistemática de local para uma instalação

LocalDisponibilidade de mão de obraDisponibilidade de serviços públicosAtitude da comunidadeDisponibilidade de transportesMedida do factor crítico

111111
201110
310110
411111
511111



O local 1 satisfaz os requisitos mínimos relativos a cada factor crítico (portanto quatro 1's). O produtos dos quatro 1's é, claro, uma medida de factor crítico de 1, como se indica do lado direito da tabela. Então o local 1 continuará a ser considerado uma localização potencial. O local 2, no entanto, não vai continuar a ser considerado. O indicador do factor crítico para a disponibilidade de mão de obra é 0. Relativamente a este factor crítico, o local 2 não possui as características mínimas necessárias para ser considerado uma localização potencial. O local não tem mão de obra em quantidades suficientes para sustentar o funcionamento de uma instalação. Então, apesar dos outros indicadores de factores críticos do local 2 serem 1, a medida do factor crítico é 0.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?