quinta-feira, maio 18, 2006

 

Tempo médio de S/R


Para ilustrar o cálculo do tempo médio de movimentação para outras distâncias sem serem rectilineares, considere-se um corredor de armazenamento de um AS/RS com o I/O localizado no canto inferior esquerdo da zona de armazenagem. Designe-se por th o tempo necessário para a movimentação horizontal do I/O para o ponto mais distante de armazenagem e tv o tempo necessário para a movimentação vertical do I/O para o ponto mais distante do armazém, com tv < th.

Uma curva de nível do tempo de movimentação tem forma rectangular, como se mostra na Figura 1. Continue-se a designar por A a área a ser envolvida pela curva de nível e faça-se k igual ao valor da curva de nível. Para k < tv, a curva de nível é quadrada em unidades de tempo e de dimensões k × k; para k > tv, a curva de nível é rectangular, de altura tv e comprimento k. Portanto, a determinação do tempo esperado de movimentação é realizada em dois passos.

Figura 1. Curvas de nível para um sistema de armazenamento automático (AS/RS)
(carregar com o cursor na figura para ver em tamanho grande)


Considere-se primeiro a curva de nível quadrada em unidades de tempo. A área envolvida pela curva de nível é k2. Portanto, A = k2 = q (k), k = A1/2 = r (A) e 0 < k < tv.

Para o segundo conjunto de curvas de nível, o valor da curva de nível é k; a área envolvida pela curva de nível é k tv. Então, A = k tv = q (k), k = A / tv e tv < k < th, uma vez que A = tv th.

O tempo esperado de deslocação é dado por:
(carregar com o cursor na equação para ver em tamanho grande)

Fazendo tv = b th, onde 0 < b <>E[R] = th(b2 + 3) / 6

Relembre-se que E[R] é baseado em movimentações de um só sentido. Para movimentações de ida e volta o valor obtido deve ser duplicado.

FRANCIS, Richard L. et al. - Facility Layout and Location: An Analytical Approach, 2.ª ed., Englewood Cliffs, NJ, Prentice Hall, 1992.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?