quarta-feira, junho 07, 2006

 

Classificação de problemas de localização de centro de distribuição / hipermercado numa rede


A classificação dos problemas de localização de um centro de distribuição / hipermercado numa rede é feita de acordo com três características:

1. A localização potencial da instalação a ser localizada - ou num nó ou em qualquer ponto da rede.

2. A localização das procuras - ou num nó ou em qualquer ponto da rede.

3. Função objectivo - ou minimizar o custo total a todos os pontos de procura ou minimizar o custo máximo a qualquer ponto de procura.

Este esquema da classificação é resumido na Figura 1.


Figura 1. Classificação dos problemas de localização de um
centro de distribuição / hipermercado numa rede
(carregar com o cursor na figura para ver em tamanho grande)


Cada combinação das características do problema tem um nome diferente como se mostra na figura. Estes são definidos abaixo:

1. Um centro de uma rede é qualquer nó cujo nó mais distante está tão perto quanto possível. Neste caso, tanto a instalação como as procuras ocorrem somente em vértices.

2. Um centro geral de uma rede é qualquer nó cujo ponto mais distante na rede está tão perto quanto possível. Note-se que enquanto a instalação é localizada num vértice, os pontos de procura encontram-se ao longo dos arcos da rede assim como nos nós.

3. Um centro absoluto de uma rede é qualquer ponto cujo nó mais distante está tão perto quanto possível. Neste caso, a instalação é localizada em qualquer ponto da rede, mas as procuras ocorrem somente nos nós.

4. Um centro absoluto geral de uma rede é qualquer ponto cujo ponto mais distante estiver tão perto quanto possível. Aqui, tanto a instalação como as procuras localizam-se em qualquer ponto da rede.

Por analogia a cada um destes quatro tipos de problemas de localização numa rede, pode-se definir a mediana, mediana geral, mediana absoluta, mediana absoluta geral, mudando simplesmente a função objectivo de minimizar a distância máxima da instalação a uma procura, pela de minimizar a soma das distâncias da instalação a todos os pontos de procura.

EVANS, James R.; MINIEKA, Edward - Optimization Algorithms For Networks and Graphs. 2.ª ed., Nova Iorque, Marcel Dekker, 1992.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?