sábado, maio 06, 2006
Filas de espera (M/M/1): chegadas e serviço
Num hipermercado, a certas horas do dia, os clientes dirigem-se a uma caixa registadora, para pagar as compras, com uma distribuição de Poisson, a uma taxa média de um de dois em dois minutos. A empregada da caixa atende os clientes por ordem de chegada (FIFO). Dado o tempo gasto a fazer as compras, os clientes estão dispostos a esperar para serem atendidos, se for necessário. O tempo de atendimento de cada cliente é, em média, 1,5 minutos, distribuído exponencialmente. Na caixa registadora, as taxas de chegada e atendimento não variam com o número de clientes na fila (estado do sistema) e existe apenas uma fila e um servidor.
1) Trata-se, portanto, de um sistema M/M/1, com taxa de chegadas λ = 0,5 clientes / minuto e tempo médio de serviço (1 / μ) = 1,5 minutos.
2) Verificação da condição de equilíbrio: ρ = λ / μ = 0,5 × 1,5 = 0,75 < 1.
A empregada tem, portanto, capacidade para atender os clientes que se dirigem à caixa para pagar as compras. O sistema poderá atingir o estado estacionário, se as condições dadas se mantiverem por tempo suficiente. A fila de espera não cresce indefinidamente, mas varia de tamanho ao longo do tempo.
Resultados decorrentes da distribuição das chegadas
Como o modelo M/M1 pressupõe que a distribuição de probabilidade do número de chegadas n em qualquer intervalo de tempo t é Poisson, tem-se:
P {n chegadas num intervalo de tempo t} = (λ t)n e -λ t / n! para n = 0, 1, 2, ...
com média e variância = λ t.
Então, com λ = 0,5 clientes / minuto = 30 clientes / h,
1) probabilidade de n clientes se dirigirem à caixa para pagar, num período de tempo t,
P {X(t) = n} = (λ t)n e - λ t / n!
n | t (min) | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 |
0 | P {X(t) = 0} = e - λ t | 0,61 | 0,37 | 0,22 | 0,14 | 0,08 | 0,01 |
1 | P {X(t) = 1} = λ t e - λ t | 0,30 | 0,37 | 0,33 | 0,27 | 0,21 | 0,03 |
2) valor esperado ou médio, E {n | t} = λ t, e desvio padrão, σ {n | t} = (λ t)½, do número clientes n que se dirigem à caixa para pagarem num intervalo de tempo t,
t (min) | 5 | 10 | 15 | 20 | 30 |
E {n | t} = λ t | 2,5 | 5 | 7,5 | 10 | 15 |
σ {n | t} = (λ t)½ | 1,58 | 2,24 | 2,74 | 3,16 | 3,87 |
t (h) | 2 | 3 | 4 | 7 | 8 |
E {n | t} = λ t | 60 | 90 | 120 | 210 | 240 |
σ {n | t} = (λ t)½ | 7,75 | 9,49 | 10,95 | 14,49 | 15,49 |
Raramente a taxa de chagadas dos clientes se manterá constante durante um intervalo de tempo de várias horas.
Atendendo a que se a distribuição de probabilidade do número de chegadas n em qualquer intervalo de tempo t é Poisson, a distribuição de probabilidade do tempo T entre duas chegadas consecutivas é Exponencial negativa. Então, para t ≥ 0,
3) P {tempo entre chegadas, T, não exceder t} = P {T ≤ t} = 1 - e - λ t
P {tempo entre chegadas, T, ser maior do que t} = P {T > t} = e - λ t
com média E (T) = 1 / λ e variância Var (T) = 1 / λ2.
Assim, com λ = 0,5 clientes / minuto = 30 clientes / h:
E (T) = 2 min = (1/3) 10-1 h
Var (T) = 4 min2 = (1/9) 10-2 h2
σ (T) = 2 min = (1/3) 10-1 h
e
t (min) | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 |
P {T ≤ t} = 1 - e - λ t | 0,39 | 0,63 | 0,78 | 0,86 | 0,92 | 0,99 |
P {T > t} = e - λ t | 0,61 | 0,37 | 0,22 | 0,14 | 0,08 | 0.01 |
Portanto,
4) P {intervalo de tempo total para n chegadas consecutivas ≤ t} =
P {número de chegadas, em qualquer intervalo de tempo t, ≥ n} =
P {X(t) ≥ n } = 1 - P {X(t) ≤ n - 1}
então:
t (min) | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
n | |||||
(chegadas | |||||
consecutivas) | |||||
2 | 0,26 | 0,59 | 0,80 | 0,91 | 0,96 |
3 | 0,08 | 0,32 | 0,58 | 0,76 | 0,88 |
4 | 0,02 | 0,14 | 0,35 | 0,57 | 0,73 |
5 | 0,00 | 0,05 | 0,18 | 0,37 | 0,56 |
10 | 0,00 | 0,00 | 0,01 | 0,03 |
5) Estes resultados permitem, também, responder ao que acontece quando o serviço da caixa é interrompido por alguma razão: um artigo não tem o código de barras, esse código não está adequadamente codificado, falta de trocos, reabastecimento de consumíveis ou bloqueamento da máquina registadora, entre outras. A tabela acima mostra a probabilidade de chegarem n ou mais clientes durante uma interrupção do serviço de duração t.
De 2), sabe-se, também, a média, E {n | t} = λ t, e desvio padrão, σ {n | t} = (λ t)½, do número clientes n que se dirigem à caixa para pagarem, durante essa interrupção de tempo t,
t (min) | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
E {n | t} = λ t | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
σ {n | t} = (λ t)½ | 1,00 | 1,41 | 1,73 | 2,00 | 2,24 |
Resultados decorrentes da distribuição do serviço
Como o modelo M/M1 pressupõe que a distribuição de probabilidade do tempo de serviço t é Exponencial negativa, tem-se:
P {tempo de serviço, T, não exceder t} = P {T ≤ t} = 1 - e - μ t para t ≥ 0
P {tempo de serviço, T, ser maior do que t} = P {T > t} = e - μ t
com média E (T) = 1 / μ e variância Var (T) = 1 / μ2.
Então, com (1 / μ) = 1,5 minutos, tem-se: μ = 2/3 min = (1/9) 10-1 h,
1) E (T) = 1,5 min = 0,025 h
Var (T) = 2,25 min2 = 6,25 10-4 h2
σ (T) = 1,5 min = 0,025 h
e
t (min) | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 |
P {T ≤ t} = 1 - e - μ t | 0,49 | 0,74 | 0,86 | 0,93 | 0,96 | 1,00 |
P {T > t} = e - μ t | 0,51 | 0,26 | 0,14 | 0,07 | 0,04 | 0,00 |