sexta-feira, junho 09, 2006
Filas de espera (M/G/1): variabilidade do serviço
A variabilidade do serviço tem um efeito importante nas medidas de desempenho do sistema, para além da velocidade média do servidor. Compare-se o desempenho de três sistemas com variâncias do tempo de serviço crescentes.
Medidas de | σ2 = 0 | σ2 = 2,25 | σ2 = (2,25)2 |
desempenho | (M/D/1) | (M/M/1) | |
ρ | 0,75 | 0,75 | 0,75 |
P0 | 0,25 | 0,25 | 0,25 |
L (clientes) | 1,875 | 3 | 4,4 |
Lq (clientes) | 1,125 | 2,25 | 3,66 |
W (minutos) | 3,75 | 6 | 8,8 |
Wq (minutos) | 2,25 | 4,5 | 7,3 |
Lb (clientes) | 1,5 | 3 | 4,875 |
Wb (minutos) | 3 | 6 | 9,75 |
O número médio de clientes no sistema (L), na fila (Lq), na fila, quando o sistema está ocupado (Lb), o tempo no sistema (W), na fila (Wq) e na fila, quando o sistema está ocupado (Wb), aumentam (linearmente) com a variância, e só dependem da taxa de chegadas, intensidade de tráfego e variância do serviço.
A variabilidade do servidor tem um efeito importante nas medidas de desempenho do sistema, para além da velocidade média do servidor.
Considerando a variância nula (M/D/1), o tamanho médio da fila (Lq), número médio de clientes na fila, quando o sistema está ocupado (Lb), o tempo médio na fila (Wq) e na fila, quando o sistema está ocupado (Wb), são exactamente metade dos valores para M/M/1.
Diminuir a variância pode, portanto, melhorar significativamente as medidas de desempenho do sistema.