sexta-feira, junho 09, 2006
Filas de espera: M/M/S vs S sistemas M/M/1
No caso do talho/charcutaria do hipermercado, considere-se as seguintes alternativas:
A. Uma senha (fila única) e duas empregadas, ou seja, um sistema com dois servidores.
B. Duas senhas (duas filas) e uma empregada para cada senha, isto é, dois sistemas de um servidor. Neste caso supôe-se que os clientes se dividem igualmente pelos dois sistemas, portanto λB = λA / 2.
Medidas de | M/M/2 | 2 × M/M/1 |
desempenho | λA = 0,5 cl. / min. | λB = 0,25 cl. / min. |
L (clientes) | 0,87 | 1,2 (= 2 × 0,6) |
Lq (clientes) | 0,12 | 0,45 (= 2 × 0,225) |
W (minutos) | 1,75 | 2,4 |
Wq (minutos) | 0,25 | 0,9 |
Com um sistema de dois servidores (alternativa A) verifica-se uma redução substancial nas quatro medidas de desempenho, em relação a dois sistemas, cada um com a sua fila.
Sempre que possível, é preferível ter um sistema com múltiplos servidores e uma fila única, do que ter o mesmo número de servidores, cada um a atender uma fila.
As duas alternativas têm os mesmos custos (não contando o custo e manutenção de uma máquina de senhas), mas grandes diferenças na previsível satisfação dos clientes. Os clientes, em geral, dão mais importância, pela negativa, ao tempo que permanecem na fila à espera.